sexta-feira, 20 de novembro de 2009

ENEM 2009

ENEM 2009 – PROVAS EM SÃO JOÃO BATISTA


QUADRO RESUMO DAS INFORMAÇÕES

LOCAL DA PROVA: EEB ALICE DA SILVA GOMES
ENDEREÇO: LAURO FRANCISCO SGROTT, 48
TELEFONE DA ESCOLA: 48 32653699
PONTO DE REFERÊNCIA: PRÓXIMO AO SUPERMERCADO MACRIS
BAIRRO: CENTRO
CIDADE: SÃO JOÃO BATISTA
CEP: 88240-000
ESTADO: SC
DIAS DA PROVA: 05/12/2009 (SÁBADO) INÍCIO: 13H DURAÇÃO: 4H30MIN TÉRMINO: 17H30MIN
DIAS DA PROVA: 06/12/2009 (DOMINGO) INÍCIO: 13H DURAÇÃO: 5H30MIN TÉRMINO: 18H30MIN
TOTAL DE CANDIDATOS: 289
SALAS UTILIZADAS NA ESCOLA: 13
COORDENADORA REGIONAL: GRAZIELA ALVES (DIRETORA GERAL DE EDUCAÇÃO DA SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E CULTURA)
TELEFONE PARA TIRAR DÚVIDAS: 48 32653711 – 48 32651337 (GRAZIELA) OU PARA O 0800 DO MEC/ENEM: 0800616161
OBSERVAÇÃO: OS ALUNOS SERÃO AVISADOS PELA COORDENAÇÃO NACIONAL DO ENEM SOBRE OS DIAS, LOCAL E HORÁRIOS DAS PROVAS.


Exame Nacional do Ensino Médio


Participantes do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem).
O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) é uma prova criada pelo Ministério da Educação do Brasil que é utilizada como exame de acesso ao Ensino Superior em universidades brasileiras e como ferramenta para avaliar a qualidade geral do Ensino Médio no país.
A prova, que é realizada anualmente no mês de outubro, no entanto, este ano como houve problemas com a segurança da Prova, a mesma foi transferida para o mês de dezembro, também é feita por pessoas com interesse em ganhar pontos para o Programa Universidade para Todos (ProUni) e, a partir de 2009, serve como certificação de conclusão do Ensino Médio em cursos de Educação de Jovens e Adultos (EJA), antigo supletivo, substituindo o Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).
Criado em 1998 durante a gestão do ministro da educação Paulo Renato Souza, no governo Fernando Henrique Cardoso, o Enem teve por princípio avaliar anualmente o aprendizado dos alunos do ensino médio em todo o país para auxiliar o ministério na elaboração de políticas pontuais e estruturais de melhoria do ensino brasileiro através dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCNs) do Ensino Médio e Fundamental, promovendo alterações nos mesmos conforme indicasse o cruzamento de dados e pesquisas nos resultados do Enem. Foi a primeira iniciativa de avaliação geral do sistema de ensino implantado no Brasil.
O primeiro modelo de prova do Enem, utilizado entre 1998 e 2008, tinha 63 questões aplicadas em um dia de prova.
No ano de 2009, a prova do Enem teve de ser cancelada poucos dias antes de sua realização devido ao roubo de cadernos de prova e o vazamento de seu conteúdo, revelando fragilidade na segurança do exame[4].
Novo Enem
Em 2009 o ministro da educação, Fernando Haddad, apresentou a proposta de unificar o vestibular das universidades federais utilizando um novo modelo de prova para o Enem.
O MEC argumenta que o vestibular tradicional desfavorece candidatos que não podem se locomover pelo território. Assim, um jovem que queira prestar medicina e tenha problemas financeiros, dificilmente poderá participar de processos seletivos de diferentes faculdades - e terá suas chances de aprovação diminuídas. Por outro lado, as federais localizadas em Estados menores ficam restritas aos candidatos de suas regiões.[carece de fontes?]


O ministro da Educação, Fernando Haddad, e secretários estaduais de Educação discutem o novo Enem em Brasília. O novo Enem passará a ter 180 questões aplicadas em dois dias de prova.



A prova
O Enem é uma prova diferente dos vestibulares tradicionais aplicados pelas próprias universidades, pois tem como característica a transdisciplinaridade. O conceito de transdiciplinaridade consiste em formular questões que dependem do uso de duas ou mais disciplinas aprendidas no ensino médio para obter sua resposta.
Muitas faculdades e universidades usam a nota do Enem em seus processos seletivos. Isso tem feito com que cada vez mais alunos participem anualmente da prova.
O novo modelo de prova do Enem, a ser realizado em dezembro de 2009, contará com 180 questões e uma redação.
Se o modelo novo seguir as características do anterior, todas as questões serão de múltipla escolha com 5 alternativas. Para evitar fraude, a prova é realizada em 4 versões identificadas por cores (amarela, branca, rosa e azul). O que difere uma prova da outra é a ordem das questões e alternativas. No entanto, as questões e textos das provas são os mesmos.
Por objetivar avaliar competências e não informações, a prova não é dividida em matérias. Também não é indicada a competência a ser avaliada em cada questão. Portanto, as questões são colocadas em uma seqüência sem qualquer tipo de agrupamento.
Competências e Habilidades
O Enem é estruturado[7] a partir de 4 competências - definidas como modalidades estruturais da inteligência, ações e operações que utilizamos para estabelecer relações com e entre objetos, situações, fenômenos e pessoas que desejamos conhecer - e 21 habilidades, definidas como decorrentes das competências adquiridas e que se referem ao plano imediato do “saber fazer”, articulando-se por meio das ações e operações.
Resultados
O resultado do Enem de determinado ano sai apenas no ano seguinte. Logo, em 2009, levou-se em consideração a pontuação do ano de 2008.
As notas de cada escola vão de 0 a 100, de acordo com a média das notas dos alunos de cada instituição que participaram do exame.
Há críticas quanto ao sistema de pontuação do Enem, já que a pontuação de cada escola não necessariamente reflete a qualidade da mesma. Do mesmo modo, a classificação melhor ou pior não necessariamente indica que uma escola é melhor ou pior do que outra. [9][10][11]
No Brasil, a média da pontuação de todas as escolas foi 43,930. A instituição com a melhor nota nacional em 2008 foi o Colégio de São Bento, no Rio de Janeiro.[12]
Referências
1. ↑ Enem registra mais de 3,5 milhões de inscritos. Site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (24 de julho de 2007).
2. ↑ Inep divulga resultados do Enem 2008. Site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (21 de novembro de 2008).
3. ↑ Inscrições ao Enem 2009 terminam com mais de 4,5 milhões de inscritos. Site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) (20 de julho de 2009).
4. ↑ http://educacao.uol.com.br/ultnot/2009/10/01/ult105u8763.jhtm
5. ↑ Renata Cafardo e Sergio Pompeu. "Enem vaza e ministério anuncia cancelamento do exame". O Estado de São Paulo. Página visitada em 1 de outubro de 2009.
6. ↑ http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=83&Itemid=125
7. ↑ http://www.enem.inep.gov.br/index.php?option=com_content&task=view&id=25&Itemid=55
8. ↑ [1]
9. ↑ http://www.cnte.org.br/index.php?option=com_content&task=view&id=1903&Itemid=82
10. ↑ http://www.observatoriodaeducacao.org.br/index.php?view=article&id=683%3Aranqueamento-do-enem-dominou-a-cobertura-educacional&option=com_content&Itemid=60
11. ↑ http://www.observatoriodaimprensa.com.br/artigos.asp?cod=537CID004
12. ↑ http://www.vestibulandoweb.com.br/enem/notas-escola-enem-2008.asp

http://pt.wikipedia.org/wiki/Enem

Nenhum comentário:

Postar um comentário