terça-feira, 3 de novembro de 2009

A IMPORTÂNCIA DOS BLOGS NA ESCOLA


A evolução tecnológica vem crescendo assustadoramente e na maioria das vezes a escola e o professor não estão acompanhando essas mudanças. O aluno, no que se trata de tecnologias, muitas vezes, sabe mais que o educador, não que isso seja ruim, é positivo, no entanto o professor também tem que ir atrás desses conhecimentos para se atualizar.
As aulas somente com "giz e saliva" já não mais chamam atenção dos alunos, que estão a cada dia mais fissurados por um mundo de novidades que as mídias e tecnologias de um modo geral oferecem.
Uma das possibilidades oferecidas pelo mundo virutal são os blogs, são interessantes para que possamos ter aulas mais dinâmicas e interativas. Os alunos passam a conhecer mais o educador e os colegas de classe, o professor acaba postando materiais, vídeos, fotos, comentários etc sobre a matéria o que acaba complementando o trabalho escolar.
Usar o blog faz também com que os alunos busquem informações, novidades, conhecimentos para que tenham o que comentar, acabam se sentindo "mais importantes" por poder expressar suas opiniões, pois as vezes na sala de aula não tem oportunidade, ou não tem coragem, etc (é até um espaço interessante para que os alunos tímidos possam se soltar um pouco mais), há os alunos que preferem escrever do que falar em público e isso também facilita.
Outro ponto positivo é que os pais e toda a comunidade também podem participar de discussões e ficam assim sabendo o que os filhos aprendem na escola. Muitos jovens e crianças não tem acesso às tecnologias em casa, portanto a escola deve ser um local que favoreça a inclusão digital.

2 comentários:

  1. Os blogs estão entrando na vida das pessoas e principalmente dos adolescentes , que estão cada vez mais ligados na internet.
    Com este meio de informação atrativo, os professores não podem deixar de lado a maneira de chamar atenção que pode ajudalos em suas aulas.
    Temos que tomar cuidado com a maneira de apresentar as informações de forma clara e objetiva.
    Assim os blogs serviram e ajudaram como ferramentas educacionais os professores para inovar suas aulas.

    Bjinhos da Liliani

    ResponderExcluir
  2. Olá Grazi!!!
    Legal suas postagens sobre recados da Secretaria Municipal de Educação...
    Não esqueça de divulgar o Blog também!!!
    Abraços!!

    ResponderExcluir